Anúncios
Um dos ingredientes dos inúmeros pratos que possuem nos cardápios nos restaurantes aqui e que os brasileiros mais gostam de consumir é a carne. Seja como o prato principal, como também como o ingrediente que acompanha um outro prato, como o de massas, o de saladas ou até mesmo no famoso e tão requisitado churrasco, que é muito comum de ser feito em reuniões de amigos, em festas de aniversário e entre outras festas e datas em que o pessoal pode comemorar.
De todos os tipos de carne que são encontrados e degustados aqui no nosso país, umas das que são mais famosas e consumidas é a carne de porco e a carne preferida por várias pessoas. Na noite de Natal é muito comum, tradicional e típico aqui no Brasil que seja feito um Pernil Assado para ser degustado junto com outros pratos na Ceia de Natal.
Anúncios
Muitas pessoas aproveitam essa ceia e fazem receitas especiais para o jantar de família nessa noite tão especial. Algumas receitas são as que passam de gerações por gerações na família e garantem o sucesso no paladar de todos. Outros que gostam de cozinhar algo diferente em ocasiões especiais, preferem inventar algo novo, algum tempero ou composição e mistura de ingredientes, criando um novo sabor ao prato final e sempre tem um pessoal que prefere não ousar e fazem uma receita tradicional para essa noite, que sempre faz sucesso com os familiares e convidados quando almoçam ou jantam em sua casa, evitando assim de ousar no cardápio e deixar algum convidado insatisfeito com a refeição.
Receita de Pernil Assado para o Natal
Ingredientes
- 1 ½ a 2 quilos de pernil
- 1 cebola média
- 1 cabeça de alho
- 150 ml de vinho tinto seco
- 4 folhas de louro
- 1 colher de sopa de glutamato monossódico
- Sal à gosto
- Pimenta do reino à gosto
- Alecrim à gosto
Modo de preparo
Em uma vasilha amasse o alho e rale a cebola e em seguida misture com o vinho, sal, pimenta e o glutamato monossódico. Coloque o Pernil em um refratário, faça alguns furos com uma faca e coloque metade da mistura por cima e a outra metade reserve.
Coloque o pernil em cima do alecrim e as folhas de louro, embrulhe com papel alumínio e deixe na geladeira até o dia seguinte, é preciso ir virando algumas vezes, para que a mistura penetre em todo o pernil.
Na noite de Natal, leve o pernil ao forno com o papel alumínio e a parte da abertura para cima, asse por em média 1 hora em forno pré aquecido em uma temperatura de 200°C. Depois de assado retire o papel alumínio e deixe dourar e, enquanto isso, vá colocando a outra metade da mistura reservada.