Anúncios
Canjiquinha com Costelinha de Porco é um prato que foi originado na época do Brasil colônia, é de origem mineira e foi inspirado na feijoada, pois os escravos faziam feijão com os restos de porco e o feijão foi substituído pelo milho.
A canjiquinha com costelinha é uma boa opção para se fazer em dias frios, porque é um prato quente e prático para se fazer. E é mais consumida em épocas de festas juninas e festas julinas.
Anúncios
O prato por conter carne, couve, legumes e a canjiquinha é considerado bem nutritivo pelos nutricionistas, não sendo necessário consumir com arroz ou feijão ou algum outro ingrediente. Uma porção deste prato tem em média 450 calorias.
A receita de canjiquinha também é pode ser feita modificando o tipo de carne, substituindo a costelinha de porco por pernil, lombinho ou lingüiça calabresa. Se preferir um prato mais light, poderá usar carne vermelha magra ou frango. Algumas pessoas gostam de acrescentam bacon também para dar mais sabor.
Canjiquinha com Costelinha de Porco
Ingredientes
- 1 kg de costelinha de porco
- 500 g de canjiquinha de milho (quirela)
- Cenoura
- 1 pimentão pequeno vermelho
- 1 pimentão pequeno amarelo
- 1 pimentão pequeno verde
- 3 tomates maduros
- 1 cebola grande
- Couve picada bem fina
- Cebolinha e salsinha
- Alho, sal, pimenta à gosto
Modo de preparo
- Coloque a costelinha em uma panela e refogue com sal, óleo, alho.
- Depois de refogada, coloque água para que a costelinha vá cozinhando.
- Adicione a cenoura cortada em tiras mais grossas antes de terminar o cozimento da carne, a cenoura tem que ser cozida até ficar al dente e a carne bem macia.
- Cozinhe por 15 minutos a canjiquinha em uma panela de pressão, depois de cozida, coloque a canjiquinha na panela com a costelinha e a cenoura.
- Coloque os pimentões: vermelho, amarelo e verde, a cebola e tomate bem picados. Misture bem e coloque a couve.
- À gosto pode acrescentar pimenta, alho e sal.