Anúncios
Em uma época onde os coquetéis de medicamentos para combater o HIV, vírus causador da AIDS, oferecem maior qualidade de vida para os portadores da doença, o FDA (Food and Drug Administration), Órgão do Governo Americano que controla a liberação de medicamentos, autorizou a comercialização de um medicamento de prevenção contra o HIV, o Truvada.
O Truvada, uma mistura de dois medicamentos “Emtriva e Viread”, é o primeiro medicamento para prevenção contra a AIDS. Até então só existiam medicamentos para os portadores da doença. Este medicamento inovador foi liberado para as pessoas consideradas do grupo de risco, como por exemplo, parceiros de soro positivo.
Anúncios
Cientistas afirmam que, ainda estamos longe da cura da AIDS, mas o Truvada representa um grande avanço neste campo da medicina. Mas eles também alertam que, o medicamento não dispensa o uso de preservativo e, inclusive, só poderá ser receitado aos pacientes que firmarem um compromisso de sempre utilizar a camisinha em suas relações sexuais. Além disso, os pacientes que fizerem uso deste medicamento deverão fazer exames trimestrais de acompanhamento.
O medicamento também é indicado aos pacientes portadores do vírus HIV, porém, para evitar que o vírus se torne resistente ao medicamento, o Truvada deve ser receitado em combinação com outro antiviral. Estudos mostraram que o uso do medicamento em pacientes soro positivo, reduziu consideravelmente a carga viral. Além disso, este medicamento reduziu em 42% os riscos de contaminação pelo HIV em pacientes do grupo de risco.
Truvada Preço
A primeira pílula que previne o contágio do vírus HIV, ainda custa caro. O preço do tratamento com Truvada pode chegar a custar aproximadamente $ 1.000 (mil dólares) por mês, preço médio do frasco com 30 pílulas.
O Gilead Sciences, laboratório fabricante do Truvada, estuda meios de reduzir o preço do medicamento em países emergentes, como o Brasil, por exemplo.
No Brasil, segundo consta, não há planos para incluírem o medicamento no coquetel de remédios distribuído gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Sendo assim, quem quiser realizar o tratamento com este medicamento, terá que custear o tratamento com recursos próprios.
Truvada Efeitos Colaterais
Os efeitos secundários mais comuns são: Dor de cabeça, dor abdominal, diarréia, náuseas, vômito, fadiga, erupções cutâneas, insônia, depressão e perda de peso. Os efeitos mais raros e graves são: Perda óssea, comprometimento do fígado e dos rins.