Anúncios
Desde o dia (30) de Junho de 2012, passou a ser obrigatório ter um Certificado Digital Padrão ICP-Brasil, para poder acessar os serviços do canal eletrônico, Conectividade Social, da Caixa Econômica Federal, que adotou o padrão ICP-Brasil desde o ano passado, mas até então permitia o acesso com o método antigo.
O canal eletrônico da CEF, que gerencia informações e serviços relacionados ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), passou por esta mudança, visando melhorar o atendimento. Além de maior segurança na transferência de dados, o certificado oferece outras vantagens.
Anúncios
Com a nova tecnologia, o portal passa a ser 100% WEB, o que dispensa a instalação de software cliente para utilizar os serviços disponíveis.
Empresas de todos os portes, escritórios de contabilidade, profissionais autônomos (CEI) e pessoas físicas (procuradores), deverão adquirir o Certificado Digital, que é comercializado pelas Autoridades Certificadoras, credenciadas pelo ITI – (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).
O Certificado Digital está sendo comercializado em diferentes formatos, e os preços variam de acordo com cada Certificadora, pois não existe preço tabelado.
Os Certificados estão disponíveis em forma de Token ou Cartão. O Token é semelhante a um Pendrive, onde sua identificação fica armazenada.
Já o cartão, utiliza a tecnologia Smart Card e requer a compra de uma unidade leitora de cartão, que poderá ser utilizada por todos os funcionários da empresa que possuem o cartão.
As licenças comercializadas possuem prazo de validade entre 2 a 3 anos.
Algumas empresas oferecem o certificado via software, que dispensa o uso do Token ou Cartão. Esta opção tem um custo menos elevado, porém, sua licença costuma ser de apenas um ano.
Mais Informações:
Portal Conectividade Social ICP – (http://www.caixa.gov.br/fgts/conectividade_social_icp.asp).
Lista das Autoridades Certificadoras – (http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/EstruturaIcp).