Anúncios
Os cães da raça Lhasa Apso foram originados no Tibet, na China, e o nome da raça foi devido a capital Lhasa, também é conhecido como “Jóia do Tibet”.
Exemplares dessa raça de cachorro só eram encontrados no Tibet por cerca de 2 mil anos. Para os monges, os lhasas eram sagrados, não eram vendidos, nunca eram dados em troca de dinheiro, eram apenas doados indicando muito respeito. Nessa época os Lhasas eram cães de guarda dos monges, viviam em templos e palácios e eram considerados sagrados. Acreditavam que quando o dono morresse, o espírito do dono entrava no cão.
Dalai Lama costumava dar um Lhasa Apso de presente para os convidados estrangeiros, e com isso a raça foi sendo espalhada pelo mundo todo. Mas somente em 1920 que foi visto um Lhasa na Grã-Bretanha, antes disso, era encontrado somente no Tibet. Existe uma crença até hoje que quem ganha um cachorro da raça Lhasa, ganha sorte, conhecido por alguns como o cão da sorte.
Anúncios
Os Lhasas são cães muito carinhosos com os donos, mas não são tanto como Yorshire, Shih Tzu e Maltês. São cães alegres e inteligentes, excelentes cães para companhia e para alerta, eles tem uma ótima audição e qualquer barulho estranho eles latem e possuem um pouco de desconfiança com os estranhos.
As cores são bem variadas e os exemplares desta espécie podem ter mais de uma cor, como branco com caramelo, preto ou cinza. Os pelos necessitam de tosa regularmente e escovação diária para não embaraçar. Os Lhasas Apso são cães de pequeno porte, tendo em médio 25 centímetros de altura e em média de 5 a 7 quilos, podendo criar em apartamento, pois se adaptam bem em lugares pequenos, só é preciso fazer caminhadas, pois eles adoram andar.
O preço desse cão não é um valor muito alto e dependerá se tem pedrigree ou não. Um filhote com pedigree custa em média R$ 800,00 e esse valor pode ser de até R$ 1200,00.