Anúncios
A pamonha é um doce feito à base de milho com leite e açúcar, mas algumas pessoas fazem a pamonha salgada. O nome é de origem tupi e o significado é pegajoso. É muito comum em todo o país e mais consumido nos estados: Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

O milho era o principal alimento que sustentavam os indígenas desde o Oeste Norte-Americano, até os países Chile, Paraguai, Peru e o Sul do Brasil. A maioria das receitas com milho, são de origem indígena e todas são nutritivas e o milho ajuda na recuperação muscular.
A pamonha era uma iguaria típica dos índios tupi-guaranis que habitam a América do Sul antes dos europeus chegarem à América. Eles ocupavam a área da Amazônia até as terras da Argentina.
Ela é basicamente composta por carboidrato, tem lipídios, que são gorduras, portanto pessoas com problemas cardíacos tem que comer moderadamente e possui uma grande quantidade de fibras que dão saciedade e ajudam no intestino.
Anúncios
Hoje em dia existem pamonhas doces feitas com coco ralado e as salgadas, que podem ser de queijo, lingüiça, recheadas com frango e creme de leite.
Nos meses junho e julho que possuem as festas, são mais comuns o consumo e a procura pelas pamonhas, pois é um dos alimentos que fazem para essas festas temáticas.
Receita de Pamonha Doce
Ingredientes
- 12 espigas de milho verde
- 1 lata de leite condensado (ou 2 xícaras de açúcar)
- 1/2 lata de leite
- 1 pitada de sal
- palhas para a embalagem
Modo de preparo
Rale as espigas de milho ou corte os milhos da espiga com uma faca e coloque no liquidificador junto com o leite, leite condensado ou açúcar e bata muito bem.
Pegue 2 palhas, coloquem as duas sobrepostas e coloque a mistura na palha do milho, no sentido do comprimento, as linhas ficaram na vertical, depois dobre as laterais e as bordas, vire e faça isso do outro lado. Faça isso 2 ou 3 vezes para evitar da massa sair na água enquanto cozinha e amarre no meio com uma tira da própria palha do milho ou um elástico. Depois das pamonhas prontas, coloque-as em uma panela com água fervente e cozinhe por 30 ou 40 minutos, até a palha ficar amarelada e as pamonhas estejam firmes.
Pode ser consumida quente ou gelada.
É preciso a água estar fervente, para que as pamonhas não se desmanchem.
Para fazer a pamonha com queijo, coloque uma tira de queijo branco no meio enquanto coloca a massa na palha.
Algumas pamonhas são feitas com leite de coco no lugar de leite e pode-se acrescentar coco ralado e 1 colher de chá na massa quando bater no liquidificador.