Anúncios
A Pirâmide Alimentar é uma representação gráfica dos alimentos e porções que devemos consumir para ter uma alimentação balanceada e saudável. A distribuição dos alimentos na Pirâmide Alimentar obedece a um padrão de prioridades, onde os alimentos contidos na base da pirâmide são os principais e os alimentos do topo os menos importantes.
A Pirâmide norte-americana, criada em 1992 pela OMS (Organização Mundial de Saúde), foi utilizada no mundo inteiro, inclusive no Brasil, mas em 1996, o Departamento de Nutrição da USP – (Universidade de São Paulo), criou a Pirâmide Brasileira a partir de uma adaptação da americana, adequando os alimentos e porções à realidade da população brasileira.
Anúncios
De acordo com pesquisas realizadas pela OMS, ficou estabelecido que, para o indivíduo ter uma alimentação saudável e balanceada, o cardápio diário deve ser distribuído em porções de alimentos que sigam as seguintes recomendações: Carboidrato (50% – 60%), Proteína (10% – 15%) e Lipídios (20% – 30%).
Pirâmide Alimentar Brasileira
Com base neste percentual foi criada a estrutura da Pirâmide dos Alimentos Brasileira, que possui 4 (quatro) níveis divididos em 8 (oito) grupos de alimentos, classificados da seguinte maneira:
Nível 1: Grupo 1 – Cereais, Pães, Tubérculos e Raízes
Nível 2:
- Grupo 2 – Frutas
- Grupo 3 – Hortaliças
Nível 3:
- Grupo 4 – Leite e Produtos Lácteos
- Grupo 5 – Carnes e Ovos
- Grupo 6 – Leguminosas
Nível 4:
- Grupo 7 – Óleos e Gorduras
- Grupo 8 – Açúcares e Doces
A Pirâmide norte-americana foi atualizada, modificando a posição de alguns níveis e adicionando novas recomendações, porem, a brasileira ainda permanece a mesma e continua seguindo as determinações da ANVISA. (Clique aqui para fazer o download da versão brasileira completa, com as quantidades das porções recomendadas).