Anúncios
Antigamente Pudim era feito com uma massa sólida, é parecido com bolo, porém mais úmido, é servido em tigela ao invés de fatia e acompanhado de sorvete ou manjar. Ainda é comum em alguns lugares, como na Grã-Bretanha, é servido como sobremesa ou prato principal. Era comum, a bordo dos navios da Marinha Real nos séculos XVIII e XIX, pudim ser servido como prato principal.
O Pudim tradicional de leite, que foi originado em Portugal, foi inventado antes do leite condensado. O leite condensado foi descoberto pelo norte-americano Gail Borden, quando tentou desidratar leite comum e viu que antes do leite se transformar em leite em pó, se transformou em leite condensado. Ele ficou rico colocando o leite condensado e em pó no mercado, patenteou em 1856 mas só foi valorizado quatro anos depois, quando estourou a Guerra Civil Americana.
Anúncios
Em 1890 o leite condensado chegou ao Brasil, assinado pelo suíço Henri Nestlé. Com o marketing da marca colocando receitas nas embalagens, começaram o uso do leite condensado na receita de pudim por ser sinônimo de qualidade.
Pudim de Leite Condensado
Ingredientes do Pudim
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite (medir na lata do leite condensado)
- 3 ovos
Ingredientes da calda
- 1 xícara de água
- 1 xícara de açúcar
Modo de preparo
- Em uma panela grossa coloque a água e o açúcar, deixe ferver em fogo médio até ficar com cor de caramelo, não mexa. Depois de pronta, coloque a calda em uma forma redonda de buraco, passe a calda em todas as laterais da forma.
- Bata no liquidificador o leite condensado, leite e ovos. Espere a espuma misturar no líquido e coloque na forma com calda.
- Asse em banho maria em forno médio, 180º graus, por mais ou menos 40 minutos. Para saber se está pronto, espete um palito, quando sair limpo, está pronto. Espere esfriar e desinforme e leve à geladeira.